Alencar: recordista no exercício da Vice-presidência


José Alencar, ex-vice-presidente do Brasil, é recordista no exercício do cargo. Mesmo lutando contra um câncer que o acompanhava há mais de treze anos, o político foi o mais atuante entre todos os outros vice-presidentes brasileiros.

O vice que menos tempo passou no exercício da Presidência foi José Maria de Alkmim, que permaneceu na função por apenas três horas em 1965.

Nem sempre o Brasil possuiu vice-presidentes. Durante os regimes ‘ditatoriais’ e ‘revolucionários’ do presidente Getúlio Vargas, por exemplo, a Constituição previa que, na ausência do chefe de Estado, outro era escolhido.

Em sua última ausência do cargo, José Alencar ficou sem exercer sua função no final do mandato do presidente Lula em um ato de fidelidade, sendo internado no dia 22 de dezembro de 2010 em decorrência de uma hemorragia. No hospital, não participou da posse da primeira mulher presidente do Brasil.

O governo de Lula foi marcado pela forte participação do Brasil no cenário político internacional. Para isso, em diversas oportunidades em que o presidente precisou fazer alguma viagem ao exterior e se ausentar do cargo, foi Alencar quem ficou na função mais importante do país.

ENTERRO

O corpo do ex-vice-presidente será velado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O enterro acontecerá na quinta-feira no local que é uma das sedes do governo de Minas Gerais. O governador do estado, Antonio Anastasia, decretou luto oficial de sete dias em Minas Gerais pelo falecimento de José Alencar, que era mineiro nascido na cidade de Muriaé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s